12 de Julho, 2021

Enfermagem realiza carreta história em defesa do piso nacional e redução da jornada

Trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Caxias do Sul e região participaram no sábado (10/07) de um ato em defesa do Projeto de Lei 2564/2020 que prevê a criação de um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em todo país. A manifestação, denominada, Unidos pela Enfermagem, iniciou em Bento Gonçalves com uma carreata que passou por Farroupilha, Caxias do Sul e Flores da Cunha, com pontos de concentração em cada uma das cidades. Em Caxias, a concentração ocorreu na para Dante Alighieri, em frente à catedral.

A presidente do Sindisaúde, Bernadete Giacomini, classificou a manifestação como histórica, pois esta foi a primeira vez que houve uma união em defesa de um projeto nacional para a categoria. O presidente da CNTS, Valdirlei Castagna também participou do ato e afirmou que este é o momento de os trabalhadores manter a mobilização como forma de pressionar os parlamentares para que o projeto seja colocado na pauta de votação.  O projeto de lei em tramitação é de autoria do senador Fabiano Contarato (REDE ES).