Sindisaude
54 3221.7453
54 9635.0765
22 de Julho, 2020

Fiocruz lança pesquisa para avaliar risco de exposição de profissionais da saúde

Dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde revelam que o Brasil acumula 180.028 profissionais de saúde diagnosticados com Covid-19. Destes, 163 perderam a vida em decorrência da doença. Para avaliar o quanto os profissionais de saúde estão expostos ao risco durante a epidemia do novo coronavírus, a Fiocruz lançou a pesquisa “Segurança do profissional da área de saúde durante o enfrentamento da infecção pelo novo coronavírus”. O questionário, desenvolvido pelo Centro Colaborador para Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – Proqualis, tem como objetivo avaliar as medidas de segurança relacionadas aos profissionais da área de saúde e seus processos de trabalho, aos estabelecimentos de saúde e a medidas de desfecho e sua relação com fatores contribuintes para a infecção pela Covid-19.

Segundo a coordenadora de pesquisa do Proaqualis, Ana Luiza Pavão, o questionário “visa a contribuir para mapear as características relacionadas ao processo de trabalho desses profissionais em meio à pandemia de Covid-19, bem como as iniciativas que estão sendo realizadas pelos gestores nos estabelecimentos de saúde pelo Brasil”.

A pesquisa enfoca dois aspectos, o primeiro seria a adoção de medidas de segurança pelo profissional da área da saúde, em seus processos de trabalho, com foco principalmente no uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual – EPI; o segundo seria a organização do estabelecimento de saúde em relação à oferta de equipamentos e insumos, limpeza e desinfecção dos ambientes, bem como indicadores de capacitação e acompanhamento dos seus funcionários.

Disponível via Google Forms para facilitar o acesso on-line por meio de celular, tablet ou computador com acesso à internet, o inquérito é composto do ‘Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE’, que o profissional assinala a opção da concordância, as perguntas da pesquisa. Todo o processo dura no máximo, 15 minutos.

Para acessar o formulário para os profissionais de saúde, clique aqui, e para acessar o formulário para gestores de estabelecimentos de saúde, clique aqui.

Fonte: Fiocruz
VOLTAR PARA LISTA DE Banner Notícias