OS profissionais da enfermagem de Caxias do Sul e Região (técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras) realizaram durante o dia de ontem (21/09) uma paralisação pelo cumprimento do piso nacional da categoria. A manifestação ocorreu em frente ao hospital d a Unimed de Caxias do Sul e envolveu trabalhadores e trabalhadoras de outras cidades da região, como Bento Gonçalves e Farroupilha.
O protesto seguiu uma orientação das entidades de trabalhadores da enfermagem em nível nacional que denominou a data de 21 de setembro como o Dia Nacional de Paralisação pelo cumprimento da Lei do Piso e pela definição de fontes de custeio.
Em Caxias do Sul, os trabalhadores iniciaram a manifestação no portão principal do hospital da Unimed, às 6h da manhã. Com uma adesão considerada “muito boa”, nas palavras da direção do Sindisaúde, a categoria permaneceu unida em frente à portaria do hospital até às 16h. Durante o protesto, os manifestantes utilizaram faixas e cartazes com frases que pediam o cumprimento da lei do piso nacional da categoria e respeito e dignidade à enfermagem.
Estado de greve
No final da tarde, a direção do Sindisaúde entregou à direção da Unimed o documento que trata da deliberação do Estado Permanente de Greve da Categoria, o que significa que a qualquer momento os trabalhadores podem paralisar as atividades em sinal de protesto pelo não pagamento do Piso. A deliberação pelo estado de greve ocorreu na segunda-feira, (19/09) em assembleia da categoria, realizada na sede do sindicato.