
Trabalhadores e trabalhadoras da enfermagem de Caxias do Sul realizaram nesta sexta-feira (09/09), uma grande manifestação em defesa do cumprimento da lei 14.434/2022 que cria o piso salarial da categoria. O ato público foi de caráter nacional. Em Caxias, a manifestação ocorreu em frente ao Hospital Geral e contou com a participação maciça de técnicos e auxiliares de enfermagem, bem como enfermeiros. A categoria, na sua maioria mulheres, portavam cartazes e faixas, onde pediam respeito e dignidade para com os profissionais da saúde. Alguns cartazes lembravam que os trabalhadores foram lembrados como heróis durante a pandemia da Covid – 19, mas agora são esquecidos.
Liminar contra os trabalhadores
Uma das faixas dizia que “os patrões e o STF querem escravizar a categoria”. A frase diz respeito à liminar concedida pelo ministro Luís Eduardo Barroso, a qual suspende os efeitos da lei que institui o piso nacional da enfermagem. A lei já foi sancionada pelo presidente da República e, portanto, deveria estar em vigor com os trabalhadores recebendo os novos valores em seus salários a contar do mês de agosto.
Novo piso da categoria
De acordo com a nova lei, a remuneração mínima de enfermeiros passa a ser de R$ 4.750, 70% deste valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares e parteiras.