Trabalhadores e trabalhadoras do hospital Arcanjo São Miguel, de Gramado, realizaram um protesto nesta segunda-feira (26/09) em favor do cumprimento da lei do piso nacional da categoria. A manifestação foi realizada em frente ao hospital e mobilizou parte dos profissionais da enfermagem. Desde as primeiras horas da manhã, diretores do Sindisaúde acompanharam a movimentação e deram suporte à paralisação.
No final da tarde, os trabalhadores se dirigiram até a Câmara de Vereadores de Gramado, onde ouviram diversas manifestações de apoio dos parlamentares do município. No entendimento dos vereadores, a categoria é mais que merecedora de receber o piso nacional aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República.
Liminar do STF
Atualmente, o cumprimento do pagamento do piso esbarra numa liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso que suspendeuos efeitos da lei do piso. Na sua decisão o ministro deu prazo de 60 dias para que o Congresso Nacional, por meio de seus parlamentares, indiquem de onde sairão as verbas de custeio para pagamento do piso, especialmente em relação aos hospitais públicos e filantrópicos.