Medida foi determinada pelo TRT, atendendo demanda judicial do Sindisaúde
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região determinou, liminarmente, a imediata reintegração de uma funcionária do hospital São Carlos de Farroupilha. Mesmo estando fazendo tratamento contra o câncer, com o devido conhecimento do hospital, a empregada Cecília Maria da Cunha havia sido demitida sob a alegação de inaptidão para o trabalho.
Na decisão, a desembargadora Federal do Trabalho, Brígida Charao Barcelos, afirma que “a trabalhadora está em tratamento de câncer de mama, com exames realizados no próprio hospital em que trabalhava. Há inclusive, relatório médico de 22/08/2022 que traz o quadro atual da trabalhadora”. Diz ainda a desembargadora que “é notório que os portadores de doenças graves sofrem estigmas em nossa sociedade, sendo conveniente ao empregador, optar por despedir o empregado que apresenta patologias dessas ordens”.
A decisão favorável à funcionária do hospital São Carlos coloca freio em uma ação discriminatória. .A presidente do Sindisaúde, Bernadete Giacomini, afirma que o sindicato vai continuar na luta contra todo o tipo de discriminação nos locais de trabalho.
Denuncie práticas discriminatórias no trabalho
A direção do Sindisaúde alerta à categoria para que procure o sindicato quando houver alguma ameaça ou prática discriminatória no trabalho. “Nosso sindicato possui advogados e advogadas para atuar na defesa dos trabalhadores”, disse Bernadete. Você pode entrar em contato pelo whatsApp (54) 98109 0377.