Após negociação entre o Sindisaúde de Caxias do Sul, a empresa Círculo Operário Caxiense (COC) e assembleias entre os funcionários beneficiados, foi celebrado acordo entre as partes estipulando a implementação em folha de pagamento do adicional de insalubridade em grau máximo a contar de janeiro/2023.
Serão beneficiados todos os técnicos de enfermagem que trabalharam nas UTIs adulto do hospital que recebiam o grau médio de adicional de insalubridade (20%) e que exerceram a função no Hospital do COC de junho/2015 em diante e cujos contratos de trabalho foram rescindidos a contar de junho/2018 ou para os que ainda estão com seus contratos em vigor.
Em relação às parcelas já vencidas, estipulou-se o pagamento das diferenças do adicional de insalubridade de grau médio para máximo desde junho de 2015 até dezembro/2022 (período englobado pelo processo), em 15 parcelas, a contar de maio/2023, mediante pagamento ao Sindisaúde, que fará os repasses mensais aos beneficiados em sua sede.
O processo tramitou a 3ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, tendo como procuradoras no processo as advogadas Fernanda Bonetto Caregnato e Regina da Silveira dos Santos.