
Ocorreu nesta sexta-feira (19) a mediação solicitada pelo Sindisaúde Caxias do Sul e Região no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT/RS-4), em Porto Alegre, para tratar do atraso do salário dos funcionários do Hospital Saúde referente ao mês de novembro, o qual ainda não foi regularizado.
Representando o Sindicato a presidente Bernadete Giacomini e o secretário-geral Danilo Teixeira, acompanhados pelos advogados Dr. Cezar Correa Ramos e Dr. Juliano D. de Almeida Durão. A sessão contou com a presença do Ministério Público do Trabalho, representado pela procuradora regional Maria Cristina Sanchez Gomes Ferreira, e foi presidida pelo desembargador Cláudio Antonio Cassou Barros, vice-presidente institucional do TRT-4 e presidente da Seção de Dissídios Coletivos, com a participação da juíza auxiliar da Vice-Presidência, Maria Teresa Vieira da Silva. Pelo Hospital Saúde, estiveram presentes a gerente Manuela Trevisan e o advogado Dr. Francisco Rose Ferrer.
Nessa mediação foi relatado o atraso do salário e foi informado ao Tribunal que o Sinsaúde realizou uma assembleia e a deliberação foi a adoção do estado de greve por parte dos trabalhadores do Hospital Saúde. Foi ressaltado ainda que diante da falta do pagamento, os trabalhadores se encontram sem condições financeiras, sequer, para as necessidades básicas das famílias.
Por parte do Hospital Saúde, os representantes informaram que ainda estão aguardando a liberação de empréstimo de instituições financeiras. Informaram que possuem créditos de convênios a receber e que o repasse será até o final deste mês de dezembro.
Na mediação, eles se comprometeram a repassar esses valores para o pagamento da folha, ainda que parcialmente pois relatam não ter caixa, neste momento, para regularizar a situação.
Tanto o Sindisaúde quanto o Hospital Saúde deverão informar qualquer movimentação. Seja ela positiva ou negativa.